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Os profissionais de saúde cometem erros. Independentemente da capacidade e experiência, qualquer colaborador é passível de errar. Faz parte da natureza humana. Por esta razão, é necessário conscientizar os profissionais e prepará-los para reduzir estes erros e a lidar com eles caso ocorram.

Essa é a ideia da “Cultura Justa”: uma diretriz institucional que equilibra as necessidades de notificações abertas e honestas dos colaboradores com um ambiente de aprendizado sobre qualidade e cultura.

Assim, esta prática promove a mudança de foco: dos erros e efeitos para um sistema que projeta e gerencia o comportamento e as ações dos profissionais. Trata-se de ir além da criação de um ambiente confortável para que eles se sintam livres para reportar eventos adversos ou incidentes…mas que promove consciência dos profissionais para a importância destes relatos, visando a melhoria dos processos, por meio da/o:

  • Constante preocupação com a possibilidade de erro;
  • Respeito à expertise independentemente da patente ou status;
  • Habilidade de adaptação, quando necessário;
  • Habilidade de concentração em uma tarefa e visão sistêmica;
  • Habilidade de alterar e nivelar a hierarquia para encaixar-se em situações específicas.

 

Mais informações em: O que é cultura justa e como isso impacta na Segurança do Paciente

 

A Cultura Justa extermina a abordagem punitiva e o sentimento de culpa. Com esta prática em vigor, ocorre:

  • Aumento da segurança do paciente;
  • Empoderamento dos colaboradores;
  • Engajamento dos colaboradores;
  • Redução de riscos, incidentes e eventos adversos;
  • Redução da morbimortalidade;
  • Treinamento e melhor preparo dos profissionais para lidar com erros;
  • Promoção de mudanças (nos pontos críticos apontados) visando melhorias;
  • Promoção de trabalho multidisciplinar;
  • Melhora da comunicação interna.

Com esses benefícios, o sistema de saúde caminha para um serviço mais seguro, equitativo e justo.

 

A cultura justa é uma cultura de aprendizado que está constantemente melhorando e orientada para a segurança do paciente. Saiba mais no CURSO “Nível 3: Estratégias para alcançar a Excelência”, que ocorrerá no dia 19 de outubro em São Paulo/SP. INSCREVA-SE e garanta a sua vaga: http://www.ibes.med.br/cursos/nivel-3-estrategias-para-alcancar-a-excelencia/


Neste episódio, Aléxia Costa comenta métodos para o fortalecimento da cultura de segurança do paciente:

 

Referência:

Philip G. Boysen. Just Culture: A Foundation for Balanced Accountability and Patient Safety. US National Library of Medicine. Outubro de 2013.



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