ACSA comemora sucesso da Acreditação espanhola em Portugal

Os 10 anos de parceria na saúde entre Portugal e Espanha apontaram resultados satisfatórios com a certificação de 118 instituições lusitanas pela qualidade do serviço prestado.

Em comemoração a esta conquista, foi realizada a Conferência Ibero-Americana de Qualidade em Saúde com a participação do:

  • Ministro da Saúde da República de Portugal, Adalberto Campos Fernandes
  • Secretário de Estado e Saúde, Fernando Araújo
  • Secretário-Geral de Saúde e Consumo do Ministério da Saúde, Consumo e Bem-Estar da Espanha, Ricardo Campos Fernández
  • Diretor da ACSA, Antonio Torres
  • Especialista nacional da Comissão Europeia, Enrique Terol
  • Representantes da Direção Geral de Saúde de Portugal
  • Representantes do Departamento de Qualidade dos centros certificados

Saiba mais em: Conheça os diferenciais da Acreditação pela ACSA

Este evento marcou o reconhecimento das organizações que passam pelo processo de Acreditação, diante dos seus esforços a fim de melhorar a qualidade da saúde, oferecer melhores atendimentos e enriquecer a carreira do profissional.

Mais uma vez, o processo de Acreditação foi destacado como ferramenta fundamental para a transformação do sistema de saúde, assim como dos agentes envolvidos no processo; sendo o modelo ACSA muito valorizado no mundo por apresentar a tripla acreditação da Sociedade Internacional de Qualidade em Saúde (ISQua).

O modelo ACSA, desde 2010, é o modelo nacional oficial de Portugal para controle de Qualidade Sanitária das instituições e assim, a agência é responsável, também, pelo treinamento dos avaliadores.

A cultura de melhoria contínua promovida pela ACSA está se expandindo e gerando frutos nos países vizinhos que adotaram o modelo. Por este motivo, o IBES fez uma parceria com o Instituto e disponibiliza o seu processo de acreditação no Brasil!

Saiba como funciona o Cuidado Centrado no Paciente na Espanha, participando do Workshop com o Enfermeiro José Carrasco (ACSA, Espanha) no II Fórum Práticas de Excelência para a  Segurança do Paciente, nos dias 20 e 21 de julho em São Paulo! Vagas limitadas: www.foruminternacionalibes.com.br


Confira também este vídeo em que Aléxia Costa explica como o sistema de saúde brasileiro pode ser melhorado através desta organização:

 

Inscreva-se no curso de Mapeamento e Gerenciamento de Processos do IBES!

 

Referência:

Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía. Andalucía consolida la expansión de su modelo de calidad sanitaria con la certificación de 36 nuevas unidades en Portugal. 2018.



1 comentário

  • Miguel

    Para além de Espanha e Portugal que outros países utilizam o sistema ACSA?
    Este sistema ACSA tem um reconhecimento real e é valorizado noutros paises (EUA, RU, Alemanha, Suécia)?

Deixe uma resposta