Para se tornar um avaliador IBES, existem alguns critérios de elegibilidade:

– Ser profissional formado, atuante na área de saúde (enfermeiro, médico, farmacêutico, nutricionista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, biólogo, biomédico, odontologista, fonoaudiólogo, psicólogo, engenheiro clínico ou do trabalho, etc).

– Ter experiência em gestão e expertise em sua área de atuação.

– Ter realizado o Curso de Formação de Avaliadores Presencial do IBES.

– Ter realizado o Curso do Sistema Brasileiro de Acreditação ONA para Avaliadores (EAD) e sido aprovado no Exame SBA/ONA.

– Ter disponibilidade para viagens em todo o país (as despesas não são custeadas pelo avaliador).

– Pactuar com os “Valores” do IBES.

Em geral, o avaliador trabalha em uma instituição de saúde, e possui disponibilidade para atuar em visitas de avaliação em 1, 2, 3 ou mais dias no mês (isso deverá ser acordado com a Diretoria de Certificação do IBES: [email protected]). Não é necessário que o Avaliador trabalhe no IBES, uma vez que as visitas são esporádicas e agendadas com antecedência.

A experiência em avaliações traz ao profissional um aprimoramento em sua visão sistêmica, o conhecimento das melhores práticas do mercado e a oportunidade de conhecer instituições de ponta, acreditadas ou em processo de acreditação. Pode ser bastante útil de modo a ser uma fonte adicional de renda, bem como agregar valor à sua formação profissional, uma vez que o mercado de saúde está cada vez mais absorvendo profissionais com experiência em acreditação.

Além disso, após as visitas como Avaliador-Trainee (em geral, 3 visitas que fazem parte da sua formação como Avaliador IBES; mais visitas serão necessárias apenas se evidenciada a necessidade em sua avaliação de desempenho).

O processo de credenciamento do profissional no Banco de Avaliadores do IBES depende de três etapas:

  1. Realizar o curso da ONA e ser aprovado no Exame (válido por 2 anos).
  2. Realizar do Curso de Formação de Avaliadores do IBES (válido por 4 anos)
  3. Entrar em contato com o IBES, enviar curriculum vitae atualizado, o qual será analisado para aprovação do candidato (frente às competências necessárias).

A Avaliação de Desempenho do Avaliador IBES é periódica, sendo alinhada a um plano de desenvolvimento individual, de acordo com a necessidade de cada profissional. O Avaliador pode chegar a Avaliador-Líder através da experiência adquirida nas visitas de avaliação, bem como estudos complementares, até atingir as competências técnicas e comportamentais necessárias.

Além disso, o IBES é uma instituição em constante crescimento, com grandes oportunidades para aqueles profissionais que quiserem agregar valor ao nosso Time.

Inscreva-se em um dos nossos Cursos de Formação de Avaliadores SBA-ONA do IBES.