[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

A maior equipe do hospital, responsável pelo contato direto com o paciente, está preocupada com a segurança dos enfermos. Essa foi a resposta de uma pesquisa publicada pelo BMJ Journals em 2018.

Com as respostas de 980 enfermeiros e 93 gestores de enfermagem, o estudo encontrou associações positivas entre:

  • As percepções do enfermeiro sobre a base de controle, gerenciamento e promoção do clima de segurança.
  • Níveis baseados no compromisso de gestão e a segurança psicológica da equipe.

Conheça mais em: O que é Planejamento de Cuidados de Enfermagem?

A pesquisa enfatizou a importância da segurança psicológica, uma vez que gera maior confiança dos profissionais de saúde em falar sobre suas atitudes dentro da instituição, o que é fundamental para que os problemas sejam detectados e concertados.

A partir dos dados da pesquisa, com esse controle emocional os profissionais se sentem mais aptos a correr riscos, assim como a terem sucesso nestas ações. Profissionais psicologicamente bem, também tem maior empatia ao falar com pacientes, assim como têm maior aptidão para detectar as preocupações dos mesmos.

Estabelecer um diálogo entre o profissional e o paciente aumenta a capacidade de ambos assumirem papéis ativos no cuidado e decidirem em conjunto qual o melhor procedimento diante do caso apresentado.

Neste contexto, o estudo reforçou a necessidade da aplicação do Cuidado Centrado no Paciente, fazendo com que ele participe do cuidado, assim como da importância dos enfermeiros para alcançar este resultado satisfatório.

Quer ficar por dentro do Cuidado Centrado no Paciente? Participe do II Fórum Práticas de Excelência para a  Segurança do Paciente, nos dias 20 e 21 de julho em São Paulo!

Vagas limitadas: www.foruminternacionalibes.com.br


Assista também o vídeo a seguir. Neste episódio Aléxia Costa comenta o impacto que o direcionamento de enfermagem tem na segurança do paciente.

 

Quer saber como mensurar o impacto da enfermagem na segurança do paciente? Participe do curso de Mapeamento e Gerenciamento de Processos.

 

Referência:

ALINGH, Carien W; WIJNGAARDEN Jeroen D H van; VOORDE, Karina van de. Speaking up about patient safety concerns: the influence of safety management approaches and climate on nurses’ willingness to speak up. 2018.



Deixe um comentário