5 importantes recomendações sobre Segurança do Paciente

A segurança do paciente deve ser tratada como premissa no oferecimento de um cuidado satisfatório e sem danos causados pela assistência prestada. Contudo, não há um modelo perfeito e sistemático sobre como implantar a segurança do paciente, da mesma forma, nas instituições (sejam elas de saúde ou não).

Uma das dificuldades em criar caminhos para alcançar a total segurança do paciente nos procedimentos assistenciais está no seu próprio entendimento pelos profissionais. Há diversas definições sobre esta prática.

Contudo, não há dúvidas sobre a importância da valorização da segurança do paciente para realizar um atendimento de qualidade. Esta atividade engloba uma abordagem sistêmica que visa reduzir riscos e danos aos enfermos e, ao, prezar pelo bem-estar destes, os profissionais realizam um trabalho de qualidade, com melhores processos e resultados clínicos.

 

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Assim, para garantir a segurança do paciente, recomenda-se:

  1. A elaboração sistemática de relatórios de segurança, direcionados a um líder influente
  2. Levar o assunto aos profissionais da Alta Liderança, que realizam o planejamento e estipulam metas organizacionais
  3. A troca de informação entre os profissionais de saúde (trabalho multidisciplinar)
  4. O envolvimento de toda a organização neste propósito
  5. O incentivo à notificação de eventos adversos pelos profissionais para que os erros possam ser corrigidos e prevenidos futuramente.

 

Seguindo estas diretrizes, a instituição caminha em favor da promoção da segurança do paciente, realizando, também, um cuidado centrado no paciente (o qual respeita suas vontades e necessidades).

 

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Saiba mais sobre Segurança do Paciente neste episódio do canal:

 

Referência:

David M. Sine; Doug Paull. Where should patient safety be installed?. Journal of Healthcare Risk Management. 2017.



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