[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

doação-orgao2O Brasil registrou o maior número de doadores de órgãos da história, mas o número de famílias que recusam a doação ainda é altíssimo, cerca de 43% das famílias ainda dizem não.

Confira a apresentação completa

Só no primeiro semestre de 2017 foram realizados 12.086 transplantes. Se o ritmo for mantido até o fim do ano, o Brasil deve registrar um crescimento de 27% nos transplantes entre 2010 e 2017, ultrapassando 26,7 mil cirurgias – o que seria o maior número anual. Em relação a doadores, o índice de crescimento pode chegar na casa dos 75,3% em relação a 2010.

Os transplantes mais comuns são: córnea, rim, fígado, coração e pulmão. Os transplantes de fígado tiveram aumento de 12,3% neste ano em comparação ao primeiro semestre do ano passado, com total de 2.928 cirurgias. Rim registrou aumento 9,7%, chegando a marca de 2.928 cirurgias; seguido de córnea, 7.865 cirurgias, aumento de 7,2%. Coração, um dos mais complexos e que exige muita rapidez em todo o processo, também registrou crescimento: de 4,2%, chegando a 172 cirurgias.

Uma parceria com as companhias de aviação, prioriza o pouso e decolagem de aeronaves para transporte de órgãos, tecidos e/ou equipes de profissionais. No primeiro semestre deste ano, foi registrado aumento de 27,6% nos transportes aéreos, passando de 1.881 para 2.402. As companhias aéreas civis respondem por 96% do total.

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes no mundo e atualmente cerca de 95% dos procedimentos de todo o Brasil são financiados pelo SUS.

Quais órgãos podem ser doados?

Doador falecido: Coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córnea, vasos, pele, ossos e tendões. Portanto, um único doador pode salvar inúmeras vidas. A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico, como qualquer outra cirurgia.
Doador vivo: 1 dos rins, parte do fígado ou do pulmão e medula óssea.

Fonte: Portal da Saúde – texto de Gustavo Frasão, da Agência Saúde

 

Leia também

ANVISA lança novos critérios de triagem para doação de sangue, órgãos e tecidos

Doação de órgãos: treinamento deficiente de profissionais explica recusa das famílias

SBP e AMIB pedem ampliação do acesso de crianças a transplantes de órgãos no País